quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Erros na publissidade itapevençe !

"A propaganda é a ferramenta mais poderosa para promover a conscientização das pessoas sobre uma empresa, um produto, um serviço ou uma idéia" (Kotler, Philip. Marketing para o Século XXI. 13. ed. São Paulo: Futura, 2003)

Nos mensageiros instantâneos (MSN, Yahoo, Google Talk, etc) ou nas redes sociais (Twitter, Orkut,etc) é comum nos depararmos com palavras escritas de forma errada ou informações imprecisas, mas quando se trata de propagandas, todo cuidado é necessário para evitar erros que podem sujar a imagem da marca ou da empresa.

Resolvi descer no Centro de Itapeva tomar um sorvete levando comigo minha câmera; tirei foto de algumas propagandas que merecem nossa atenção:

A primeira é um cartaz da campanha do combate à dengue:


A segunda, trata-se do anúncio de um ambiente de lazer para crianças:


O erro passa desapercebido, por isso dei um zoom na parte inferior do cartaz, onde está o endereço:

Flôr? A palavra flor não contém acento, e não é por causa do Novo Acordo Ortográfico não!Na antiga ortografia, a palavra flor também não é acentuada.


A terceira é a frente de uma loja:


Econômica tem acento no "nô". Muitos pensam que o Novo Acordo Ortográfico aboliu o acento nas proparoxítonas, mas isso é um engano: tanto a antiga grafia quanto a nova obrigam-nos a acentuar todas as palavras proparoxítonas.

A quarta foto é de um planfleto que peguei no balcão de uma loja:

O correto seria "você só paga o primeiro minuto de cada ligação e fala a vontade." Paga está no presente do indicativo ao passo que fale está no presente do subjuntivo (erro de concordância).


A quinta foto é um cartão de visitas que também retirei no balcão de uma loja, onde falta o til na palavra "Irmã":


A última foto tirada é um cartaz que, embora não apresente nenhum erro de ortografia, omite algumas informações essenciais:



Preciso ligar e "guardar lugar" para assistir a palestra? Preciso de ingresso para entrar? Quanto custa esse ingresso e onde eu compro? Qual o telefone ou site para se obter maiores informações?

Seria "apelação" se eu fosse em bairros afastados, no "barzinho do Zé", ou na "quitanda da dona Joana", por isso coloquei aqui somente os cartazes que fotografei no Centro da Cidade.


3 comentários:

  1. hehehe... toupeirinhas tbm na publicidade itapevense, ahsuhsa...

    é pq eu nao to ai

    ashushauhsa, "se achei"

    ResponderExcluir
  2. no jô essa semana tbm passou uns erros tipo "Igreja Internacional da GRORIA de Deus" ri muitoooo

    ResponderExcluir
  3. A 4ª foto, da Loja "A Economica" (sem o acento) fechou logo no início deste ano de 2010... Porque será? rs

    ResponderExcluir