Uma pesquisa realizada nos anos 80, talvez até conhecida por muitos, afirma que 68% dos consumidores que mudam de empresa ou de serviço o fazem por indiferença por parte do vendedor. Uma recente pesquisa informal realizada pela Associação Comercial de Ubatuba também confirma essa realidade. Uma pesquisa mais formal e técnica realizada pela TNS InterScience no ano de 2008, revela um dado ainda mais preocupante: 95% (isso mesmo, quase a totalidade) dos consumidores estão dispostos a pagar mais quando são bem atendidos.
É sobre esse atendimento , aliás, sobre a falta dele, que quero contar um ocorrido na noite de ontem.
Após ter assistido a Missa na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, resolvi ir até uma sorveteria.Ao entrar no local, perguntei ao rapaz (filho do dono do estabelecimento) sentado do outro lado do balcão: "Qual o preço do sorvete com casca de chocolate?", ao que a resposta dele foi o dedo apontando pra placa indicativa dizendo "Ali oh!". Ou eu sou um desatento e não havia notado a placa que por obrigação deveria ter notado, ou ele não tem a mínima noção de atendimento a cliente.
Enquanto tomava o sorvete, observei uma pessoa interessada em colocar créditos no celular perguntando ao dono do estabelecimento:"Recarga da Claro, você tem de qual valor aí?", e o dono do estabelecimento respondendo: "O preço tá aí..." enquanto apontava o indicador para os cartões disponíveis. Ou ele também é um desatento e não havia notado o preço dos cartões disponíveis que por obrigação deveria ter notado, ou o dono também não tem a mínima noção de atendimento ao cliente, "é hereditário" - pensei eu.
O filho do dono resolveu ir embora (sua casa fica logo acima do estabelecimento comercial) e daí ele grita: "Pai, o desse rapaz foi um Sorvete Cascão com casca de chocolate, R$ 1,75". Se, por um lado eu pudesse sair e dizer que comprei algo de menor valor para tirar vantagem, e ele, por não me conhecer tivesse o dever de estar atento a isso, por outro lado não vejo como adequada esse "gritar", como quem dissesse "Pai, fica de olho nele tá?". Se quer repassar essa informação, existem outras soluções e ferramentas muito baratas que podem ser utilizadas, a boa e velha comanda de papel, por exemplo, pode ser encontrada em qualquer papelaria por preços inferiores a R$ 1,00.
Com esse calor, o sorvete sempre derrete e acaba sujando nossas mãos (e o pior que sujei as duas), então resolvi pedir um guardanapo, e o dono do estabelecimento me disse: "tem uma torneira ali no fundo, pode lavar as mãos lá". Notei que abaixo da torneira haviam dois fracos de cobertura para sorvete vazios - "usar a pia como lixo não é uma atitude muito sábia" - pensei eu.Na mesma pia, a uma distância de poucos centímetros da torneira, estavam algumas alfaces, ou seja, enquanto as pessoas lavam as mãos a água e o sabão espirram sobre as alfaces.
Ainda bem que não comprei alfaces.
Fui embora...
bem, muitos lugares tem esse sério problema de falta de "prestatividade" se o cliente pergunta é óbvio q ele quer saber e se quer saber é uma ótima oportunidade de "fechar a venda" uma resposta seca ou apontar de dedos com certeza soa muuuito agressivo pois nunca se sabe o real motivo da pergunta, a pessoa pode não enxergar, ou não saber ler por exemplo...tsc tsc, é um caso hereditário sim, mas provém da falta de preparo geral...caso sério esse...
ResponderExcluirMenino, eu no seu lugar faria um escândalo.
ResponderExcluirHOje quase estouro com um cobrador...
esse povo que não gosta de gente é um problema
beijo Everton !
Ci.
ResponderExcluirRealmente, eu sei ler, mas eu não havia notado o cartaz...nada justifica um mal atendimento...
Larissa, tu é muito estressada rs
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