quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A TIM conhece seus clientes?

"Numa guerra, dois soldados receberam ordens de seus superiores "Cada um de vocês deve infiltrar-se no terreno inimigo e matar o seu líder" - Um dos soldados equipou-se com uma metralhadora,e outro com uma arma de longe alcance e mira telescópica e foram, cada qual rumo ao seu destino.

O primeiro, ao chegar perto do seu alvo, começou a atirar para todos os lados, as pessoas apavoradas saíram gritando, vários inocentes morreram, mas no fim o seu alvo foi executado e ele terminou sua missão com êxito.

O segundo, parou há uma distância segura e ficou a observar os movimentos até que, em um momento estratégico, com um único tiro executou o líder inimigo e voltou à sua base com a missão cumprida.


Embora ambos tenham cumprido suas missões, o primeiro foi culpado de matar inocentes, trouxe um enorme prejuízo aos cofres da nação pois gastou centenas de munições e ainda ganhou uma incrível má fama à qual muitos jamais esquecerão. Já o segundo, com apenas um tiro, e sem ferir nenhum inocente. conseguiu realizar sua missão.


Com qual soldado a empresa deve buscar identificar-se nas suas ações de Marketing? Ser aquela que gasta altos valores e divulga pra todos, inclusive aqueles que pouco se importam com seu produto ou à sua marca? Ou aquela que planeja de forma estratégica, seleciona o público alvo de suas campanhas de comunicação e utiliza seus recursos de forma consciente trazendo melhores resultados a seus negócios?
(Autoria própria)
"


A TIM, operadora de telefonia, está em segundo lugar no Ranking das empresas mais reclamadas no site Reclame aqui e também está entre as cinco empresas mais reclamadas no Procon.

É sobre ela que quero falar hoje.

Ontem, 10 de novembro de 2009, no exato horário das 15h 32min (horário de Brasília) recebi uma ligação em meu celular. Ao atender começou a tocar uma música instrumental de fundo e uma gravação de voz feminina anunciava uma promoção de Torpedos (mensagem SMS); A promoção se referia a Torpedos Ilimitados por um mês ao custo de R$ 14,99.

Uma pequena opinião pessoal: se uma coisa chata é você ouvir aquelas vozes enjoadas e forçadas dos operadores de Telemarketing, outra pior é você ouvir uma gravação, sequer se dão ao trabalho de gastar a voz para falar com o cliente, simplemente falam uma vez, e depois apertam o play (legal né?). Opiniões pessoais a parte, afinal muita gente deve gostar dos atendentes de Telemarketing, e outras muitas podem gostar de serem tratadas de forma sistemática e automática pelas empresas.

A pergunta que quero saber e que tem relação direta com os soldados acima descritos é:

Será que a TIM conhece seus clientes?

Um pouco sobre mim:
  • Eu NÃO utilizo torpedos com freqüência, utilizo muito pouco deste serviço, cerca de dez ou quinze torpedos ao mês, em outras palavras, esse tipo de promoção obviamente NÃO ME INTERESSA.
A TIM, obviamente sabe desse meu consumo, afinal, por algumas vezes solicitei solicitar um detalhamento da fatura mensal com a data, horário e destino dligações e mensagens enviadas.

Se a TIM sabe que eu NÃO utilizo desse serviço com freqüência, fica abaixo algumas perguntas para refletir:
  1. Será que a TIM pratica um Marketing tão ruim a ponto de sequer monitorar a freqüência de consumo de torpedos de seus clientes antes de contatá-los?

  2. Será que a TIM não possui uma estrutura capaz de perceber que para mim esse serviço promocional não interessa?

  3. Será que a TIM não tem capacidade para oferecer essa promoção para quem, de fato, veja uma vantagem nela? (Eu conheço pessoas que enviam centenas de mensagens SMS por dia, essa promoção seria mais interessantes a elas do que a mim.)

  4. Será que a TIM sai "atirando para todos os lados", investindo em comunicação para oferecer essa promoção a todos seus clientes, quando nem todos possuem interesse?

  5. Não seria mais econômico, lucrativo e eficiente divulgar a promoção somente aos clientes que utilizam-se do serviço de Torpedo(SMS), com mais freqüência? Evitaria gastos, insatisfações e até mesmo esta postagem em meu blog.
"Um exército vitorioso ganha primeiro e inicia a batalha depois; um exército derrotado luta primeiro e tenta obter a vitória depois. Esta é a diferença entre os que tem estratégia e os que não tem planos premeditados." (Sun Tzu - A Arte da Guerra)

Um comentário:

  1. a TIm pra mim é uma das melhores, mas tem coisas que realmente enjoam: eles me mandam mensagem pelo menos uma vez por semana e isso é um saco!

    ResponderExcluir