Muitas empresas não dão valor à gestão das redes sociais e acabam colocando um profissional não qualificado para atender, atualizar e gerir as informações das redes como Twitter, Facebook, Orkut.
A visão de que, trabalhar nas redes seja algo simples pode parecer correta à primeira vista e talvez seja a visão da maioria dos donos de micro e pequenas empresas mas, se a empresa almeja realmente se fazer presente e utilizar destas ferramentas, o uso inadequado destas redes, não apenas pode ser inútil como pode até desvalorizar, diminuir a confiança e até mesmo destruir completamente uma boa imagem que os clientes tenham dela.
Podemos comparar a gestão das redes sociais com qualquer outra atividade, desde a gerência, passando pelas vendas, até aquele encanador terceirizado que a cada dois meses passa na empresa fazer um pequeno conserto nas tubulações.
O argumento destes cai por terra pela seguinte comparação. Eu, formado em Marketing, sem nunca ter trabalhado como caixa de supermercado, nem como estoquista, nem como eletricista, poderia muito bem passar as compras no caixa e voltar troco, colocar 200 potes de achocolatado na prateleira correta e também colocar uma tomada e ligar o ar condicionado...Tranquilamente eu poderia fazer isso mas, será que o caixa faz apenas isso? Será que eu teria a mesma competência do que aquela pessoa treinada que gosta de trabalhar nessa área?Será que, ao instalar uma "nova tomada", eu teria a mesma preocupação e visão do que uma pessoa que foi TREINADA para isso (um eletricista)?
O mesmo podemos dizer das redes sociais. Acessar o Facebook ou o Twitter e postar "Hoje temos 10% de desconto para eletrodomésticos" é fácil, realmente muito fácil, talvez até minha sobrinha de 10 anos consiga fazer isso, mas será que "gestão em redes sociais" se trata apenas disso?
Explicar detalhadamente do que se trata poderia tomar muito tempo do leitor, mas convém ressaltar algumas das atividades da gestão das redes sociais: definir, distinguir e separar o público alvo, descobrir a melhor forma de se relacionar com estes, falar e escutar o cliente, publicar conteúdos que sejam realmente relevantes para as pessoas, estar atento às interações e respondê-las com clareza, presteza, prontidão e superando as expectativas, responder as críticas de forma educada, cortês, gentil e distinta, dentre outras tantas atividades.
Ao dizer que qualquer pessoa pode gerir a rede social da sua empresa se está cometendo o mesmo erro que dizer que qualquer um poderia ser professor afinal "Basta apenas fazer login e publicar uma promoçãozinha uma vez ao dia" ou "basta apenas copiar na lousa aquilo que está no livro".
Será mesmo?
Na dúvida sobre a segunda afirmativa, pergunte a qualquer professor.
Na dúvida sobre a primeira, pergunte a mim.
Entre em contato e agende uma consultoria pessoal ou virtualmente.
Everton do N. Siqueira
Formado em Marketing pelas Faculdades de Tecnologia Internacional
everton2040@hotmail.com
quinta-feira, 14 de junho de 2012
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