domingo, 21 de março de 2010

Eu sou xique, tenho site!

Estamos no ano de 2010, o ano onde as redes sem fio fazem parte do nosso dia a dia, o ano em que empresas como Amazon ou Mercado Livre começaram faturando milhões por dia através da internet, o ano onde até mesmo os índios da Amazônia trocaram o arco e flecha por notebooks e internet banda larga para defender o seu território.

Enquanto digito este texto, numa outra aba do meu navegador acompanho as últimas notícias e novidades do meu interesse a nível mundial e nacional enquanto há astronautas que, de suas naves fora da órbitra terrestre, tiram fotos de diversas partes do mundo e enviam em tempo real pelo Twitter para pessoas do mundo todo acompanharem sua trajetória no espaço.

Mas, em Itapeva, o Palace Hotel se gaba por ser a "1º Hotel de Itapeva na internet"; nesse tempo onde crianças possuem Orkut, cachorros possuem blogs, e existem até plantas que postam pelo Twitter o horário em que necessitam ser regadas, esse hotel de Itapeva se gaba por estar "presente na internet". Ora, até eu que sou pobre e acabado tenho internet (e banda larga ainda, viu como sou xique?)

O site, hospedado no servidor gratuito da Ig (HPG) alerta em sua página inicial que é necessário o Flash 5.0 ou superior para acessar o site, enquanto que a versão 10.0 já pode ser baixada gratuitamente em qualquer site de downloads.

As pop-ups, sistema de propaganda que até dava algum resultado no final do século passado e que hoje só consegue trazer irritação aos internautas, ainda se faz presente no site deste hotel EM TODAS SUAS PÁGINAS. Talvez isso seja pelo fato do site estar hospedado num provedor gratuito onde, além das pop-ups, existe um banner da IG que ocupa quase um terço da tela. Claro, pagar por uma hospedagem pode custar a enorme quantia de R$ 15,00 mensais (ou até menos).

Depois de ver a página inicial do site, resolvi clicar nos links que, ao contrário da normalidade que é ficar na parte superior ou no menu lateral esquerdo, ficam na parte inferior do site. Cliquei em "Acomodações" para descobrir as vantagens que o hotel oferece e pude ler o seguinte: "Quartos todos com TV a cores e telefone."

No ano de 2010, onde podemos gravar nossos próprios vídeos e pôr no youtube, ou assistir TVs no celular, será que realmente é um diferencial de mercado oferecer um quarto com "TV a cores"? Será que a concorrência possui TV preto e branco em seus quartos? Aliás, ainda existe TV P/B? Acho que até no Albergue Municipal (onde as pessoas dormem de graça) existe TV a cores.

Estamos num tempo onde crianças de 6 anos andam com celulares no bolso, e muitos tem dois ou três chips, além de poderem usar internet, tirar fotos, filmar, etc, enquanto o hotel oferece a enorme vantagem de "telefone em todos os quartos".

Clicando em outros links, pude perceber na verdade, do que se trata esse infeliz erro grave do site. A falta de atualização. No link "e-mail" aparecem os telefones para contato e lá está um telefone de 7 dígitos (que passou a ter 8 dígitos a cerca de 10 anos atrás). Deu pra perceber que, na verdade, essas vantagens competitivas eram realmente aceitas e faziam toda a diferença na época, mas, infelizmente, constata-se um erro de grande parte das empresas que possuem um site na internet: a falta de manutenção e atenção dada a ele.

Num tempo onde milhões de pessoas tem acesso a internet neste país, a presença digital, além de essencial necessita sempre de uma constante atualização e agora, com a WEB 2.0, as empresas também precisam estar atentas e ligadas ao público alvo através das redes sociais e permitir maior interação em seus websites.

Mas infelizmente, sites como esse, que ficam anos sem atualização são comuns por parte dos empresários que vêem a internet como um mero detalhe, e não como um modo de potencializar o nome de sua marca e de se relacionar com o público.

Pra quem quiser conferir o site: http://www.colonialpalace.hpg.com.br

Um comentário:

  1. Isso aí Everton, mandou super bem no comentário ... concordo plenamente com você ..!!!

    Pri ..

    ResponderExcluir